|

Sapucaia formou a primeira turma de mecânica para pessoas com deficiência – 27/10/2011

Superação foi a palavra de ordem para os nove formandos do curso de auxiliar de mecânica industrial para pessoas com deficiência, promovido gratuitamente pela Prefeitura de Sapucaia do Sul, através da Secretaria do Trabalho, Cidadania e Economia Solidária.

A solenidade de formatura, que aconteceu na noite desta quinta-feira, 26 de outubro, foi tomada pela emoção de formandos, familiares e convidados.
O formando Leonardo Oliver Morlos, 18 anos, que foi o orador da turma, falou da imensa alegria que todos estavam sentindo pela conquista. “Acho muito boa esta oportunidade que a Prefeitura está nos dando, porque antes as pessoas deficientes eram vistas como sem condições e não tinham meios de acesso ao mercado de trabalho. Não acho que a deficiência atrapalhe e tenho certeza que com uma única mão eu conseguirei desenvolver bem o meu trabalho. Se alguém me der uma oportunidade vou fazer de tudo para não decepcionar”, declarou.
O prefeito Vilmar Ballin falou da satisfação de ver a primeira turma de deficientes, que recebeu qualificação profissional, se formando. “Vocês devem sentir orgulho do diploma que estão recebendo hoje. Podem ter certeza que esse curso vai abrir portas no mercado de trabalho para vocês. Para nós, é muito importante saber que estamos proporcionando muito mais que qualificação, fazendo um investimento em cidadania, em inclusão social e reconhecimento do potencial que essas pessoas têm”, afirmou.
Para o secretário do Trabalho, Luciano Rodrigues, a maior dificuldade para o preenchimento de vagas no mercado de trabalho se dá em função da falta de qualificação. “É nesse sentido que estamos trabalhando, proporcionando formação profissional, a fim de garantir que as pessoas tenham mais condições de competir no mercado de trabalho. Estamos trabalhando a inclusão das pessoas com deficiência, não só na qualificação profissional, mas também na questão de acessibilidade e outros direitos”. O secretário destaca ainda que é a primeira vez que um governo municipal se preocupa em fazer um curso como este, que forma cidadãos com condições de buscar o seu espaço no mercado de trabalho, deixando de lado o preconceito.
O curso, ministrado pelo SENAI, teve dois meses de duração, com aulas divididas entre teoria e prática. As aulas ocorreram de segunda a sexta-feira, à noite, no próprio SENAI. O investimento foi de R$38 mil.

Fonte: Prefeitura Municipal

Posted by timoteosouza on 13:50. Filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Sapucaia formou a primeira turma de mecânica para pessoas com deficiência – 27/10/2011"

Leave a reply

Blog Archive

Labels