|

Região - Corrida para zerar listas de espera nas escolas da região.

Domingo, 27 de Novembro de 2011

Procura por vagas na educação iniciou, mas nem todos podem garantir lugar.

Foto: Tiago da Rosa/Da Redação

Semana Literária: escola Bem-me-quer fez atividades com os pequenos na sexta-feira

Semana Literária: escola Bem-me-quer fez atividades com os pequenos na sexta-feira

 

 

 

 

Com a procura por vagas na educação infantil, as prefeituras se desdobram para evitar o uso das listas de espera. Neste ano, mais de 500 crianças ficaram esperando vagas em São Leopoldo. O número pode ser zerado com um novo convênio com instituições particulares para 500 crianças. O processo deve ser concluído na metade de dezembro. “Não posso afirmar que terá vaga para todo mundo. Trabalhamos na tentativa de acomodar todos, mas o processo não está concluído e não posso afirmar que esse número será zerado. Depende dessas novas escolas estarem aptas.’’ Em São Leopoldo mais de 2 mil crianças frequentam escolas por meio dessa parceria.

Em Sapucaia do Sul deve faltar vagas em 2012 para educação infantil. O secretário de Educação, Adílpio Zandonai, trabalha com uma lista de espera de 250 vagas, o mesmo registrado em 2011. “Hoje, 20% da população nessa faixa etária não terá acesso.’’ Em Esteio a pretensão é eliminar a lista de espera, que neste ano letivo ficou entre 200 a 300 crianças, conforme a secretária de Educação, Carla Mantay. Para driblar a matemática, o município fez desde 2007 três convênios que garantiram 700 novas vagas. Para 2012, não estão previstos novos contratos com instituições particulares.

300 sem aula em Esteio

Uma análise de desempenho do Tribunal de Contas do Estado (TCE) baseado de 2009-2010 mostra que os cinco municípios de abrangência do Jornal VS ainda precisam correr contra o relógio. Dos 496 municípios gaúchos, Esteio está na 208º colocação na disponibilidade de educação infantil. Na sequência está Capela do Santana, em 296º; São Leopoldo, em 365º; Portão, em 411º e Sapucaia do Sul, em 413º.

Entre o investimento e a procura dos pais

A titular da Secretaria de Educação, Leocádia Schoffen, revela que as instituições inscritas passam agora por um processo de avaliação de uma comissão. Conforme o TCE, deveriam ser criadas neste ano na cidade 5.502 vagas – 3.741 em creches e 1.761 em pré-escolas. E o Município tem se empenhado em diminuir o indicador. A secretária reconhece o alto número e ressalta que a educação infantil não é obrigatória. “Não é todo pai que quer colocar um filho desde cedo na creche. Se os pais tiverem condições de ficar com as crianças nos seus ambientes familiares é importante para própria estrutura psicológica da criança.’’

Para gerenciamento das ações, Leocádia trabalha com o número de inscritos, que gira em torno de 2 mil. O alto número pode estar relacionado pela procura concentrada para os berçários onde há maior dificuldade de atendimento. “Isso faz com que as vagas não sejam na faixa etária que as famílias buscam.’’ A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Bem-me-quer, Fernanda Oliveira, acredita que a inserção da criança na educação infantil é fundamental porque desenvolve aspectos pedagógicos e psicológicos importantes para a convivência dos pequenos. “Um desses aspectos é justamente a Semana Literária que estamos fazendo.”

Reforço nas obras

Desde 2009, o estabelecimento de convênios com escolas particulares garantiu a colocação de 700 crianças em salas de aulas. Pelo relatório do Tribunal de Contas, a cidade carece de 1.220 vagas - 1.039 em creche e 181 na pré-escola – neste ano. Conforme a secretária de educação, Carla Mantay, todo o ano mais de 500 ficam de fora. “Ano a ano a relação dos suplentes aumenta.’’ Quem não consegue ser contemplado nas quatro escolas – três comunitárias e uma integral – acaba caindo na relação. A diferença matemática pode ser resolvida com a inauguração da Escola de Educação Irmã Sibila, no bairro Novo Esteio. Com a abertura, prevista para dezembro, devem ser criadas 120 vagas de turno integral. O edíficio é orçado em R$1,5 milhão com recursos provenientes do programa Pro-Infância. Carla aposta em outro projeto do Pro-Infância, recentemente aprovado, para a construção de uma nova escola no bairro Santo Inácio.

Vagas em sapucaia

1 Sapucaia do Sul estuda comprar mais vagas nas escolas particulares. Por mês, o município desembolsa 250 reais por criança matriculada nas instituições privadas. Ao todo são 100 crianças em turno integral. “Estamos estudando para ver se mantemos o número ou se ampliamos. O grande problema é que os administradores das particulares acham esse valor muito baixo’’, explica o titular da Secretaria de Educação, Adílpio Zandonai. Um exemplo é que no último edital das cinco escolas convidadas apenas três compareceram.

2 Está em construção a Escola Amaral Mattos, no bairro Cohab-Blocos, que oferecerá mais 220 matrículas para educação infantil. A previsão de entrega do prédio é 2012. Zandonai observa que está em processo licitatório a construção de mais três colégios nos bairros Alcina, Camboim e Vila Vargas. Juntas oferecerão 440 novas vagas com recursos do programa Pro-Infância com contrapartida do município. Está no esboço a construção de mais quatro escolas por meio de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. O município está em busca de terrenos de 2,8 mil metros quadrados para abrigar esses novos espaços. “Provavelmente devem ficar prontas em 2013.’’ Ao todo serão 800 vagas.

3 O município também reforçou parcerias com seis escolas estaduais para oferecer educação infantil. São 250 alunos divididos em dez turmas que tem aula em salas antes ociosas. A intenção agora é ampliar o convênio para dez escolas. Mesmo com todas as ações o déficit baixaria para 1975 vagas. O secretário reconhece a diferença e explica que as parcerias e projetos devem ser reforçados.

* Colaborou: Sara Souza

Fonte: Jornal VS

Facebook-green-64 Twitter-green-icon-64 Mail-green-64
Acerte o Alvo.com

“Tudo que procura perto de você”

Guia do Comércio e dos Serviços da Região Metropolitana de
Porto Alegre.

Esteio - Sapucaia do Sul – São Leopoldo

Posted by timoteosouza on 14:40. Filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Região - Corrida para zerar listas de espera nas escolas da região."

Leave a reply

Blog Archive

Labels