Região - Fortes ventos provocam estragos em Esteio, Sapucaia e São Leopoldo.
Quarta, 30 de Novembro de 2011
Rajadas derrubaram árvores, postes de energia elétrica e destelharam casas.
Objetos, galhos, postes e árvores também caíram
Muitos foram os prejuizos enfrentados após o temporal que atingiu a região nesta tarde. Ventos de até 90Km/h, destelharam casas, derrubaram arvores, alagaram ruas e deixaram a região sem luz, confira o levantamento dos danos e as fotos abaixo:
Falta de Energia
O forte temporal acompanhado de vento que atingiu o Estado na tarde desta quarta-feira deixa pelo menos 210 mil clientes sem luz. Somente na área de concessão da AES Sul, 180 mil consumidores estão com o fornecimento de energia interrompido.
Falha na Trensurb
Na região Metropolitana, a Trensurb desligou os trens por volta das 14h30min devido à queda de uma árvore na estação Mathias Velho, em Canoas. As operações foram parcialmente retomadas às 17h15min, entre as estações Mercado e Mathias Velho. O transporte entre Mathias Velho e São Leopoldo é feito por ônibus integrados, de forma gratuita. Segundo a Trensurb, o intervalo entre os trens é de seis minutos. A previsão de retomada de todo o sistema é para as 19h.
Queda de quase dez graus Celsius
O temporal associado aos fortes ventos também ajudou a diminuir o calor no Estado. Em Porto Alegre, a temperatura chegou a 32,2ºC e caiu para 23,5ºC na Lomba do Pinheiro, segundo o Sistema Metroclima. Às 15h, os termômetros marcavam 25,9ºC na zona Norte, 26,2ºC no Moinhos de Vento, 26ºC no Menino Deus e 24,5ºC no Aeroclube
Alagamento e queda de outdoors
Na BR 116, choveu forte na altura de Esteio e houve acúmulo d’água em diversos pontos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) orienta para que os motoristas tenham cautela. Na BR 386, o vento forte acompanhado de chuva derrubou outdoors e o teto de um posto de combustíveis entre Canoas, na região Metropolitana, e Tabaí, no Vale do Taquari.
Parque de Exposições foi atingido
O temporal causou prejuízos ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. De acordo com o administrador do local, Telmo Motta, os ventos derrubaram árvores, postes de energia elétrica e destelharam alguns pavilhões. O relatório com a extensão real dos danos deve ser concluído amanhã pela manhã.
Confira as fotos:
Fonte: Correio do Povo, Zero Hora, e Jornal Vs