Sapucaia - Mãe de vítimas de abuso pode responder pelo mesmo crime.
Sexta, 02 de Dezembro de 2011
As crianças, que passaram por uma bateria de exames logo após as denúncias, seguem sob a guarda dela.
O aposentado de 67 anos alvo de denúncias feitas na terça-feira pelas duas filhas, de 11 e 13 anos, e pela enteada de 16 anos, acabou sendo autuado em flagrante pelo titular da 2.ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul, delegado Eduardo Moraes, por posse ilegal de arma e tentativa de estupro. O delegado afirma dar prioridade para o caso e explica que, em razão da mãe ter admitido que tinha conhecimento do fato, possivelmente deverá ser indiciada pelos mesmos crimes que o idoso, na conclusão do inquérito. “Vou indiciá-lo pelo estupro da garota de 16 anos e pela tentativa de estupro contra as duas filhas. A mulher, por ser mãe, ser garantidora da proteção das vítimas, fato que está descrito na lei, vai responder pelos mesmos crimes’’, esclarece o delegado. Ele diz que não vê necessidade de pedir a prisão da mãe.
Meninas encaminhadas a serviço de apoio psicológico
As crianças, que passaram por uma bateria de exames logo após as denúncias, seguem sob a guarda da mãe. A conselheira tutelar de Sapucaia, Ironi Cunha, que estava de plantão ontem, garante que toda família deverá ser encaminhada para um programa de apoio psicológico. “O caso é muito grave, pois as meninas seriam molestadas desde os 5 anos. Infelizmente, é fato que todo abusador é conhecido da família. Em 50% dos casos, o autor é apontado como o pai. Depois, primos, tios, conhecidos, amigos, vizinhos, cunhado. É alguém que tenha vínculo’’, relata a conselheira, ainda muito surpresa com a falta de atitude da mãe. Conforme Ironi, crianças e a mãe deverão ser atendidas no Centro de Referência de Assistência Social e receber tratamento psicossocial.
Delegado fundamenta prisão
Segundo o delegado Eduardo Moraes, a documentação deverá ser remetida ao Judiciário até o final da próxima semana. “Todos os depoimentos das vítimas foram anexados ao auto de flagrante, para fundamentar a prisão. A intenção é que ele permaneça preso’’, argumenta. O aposentado foi conduzido ontem à Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas. “Encaminhamos à Promotoria da Infância e Juventude uma série de medidas protetivas com relação ao pai’’, acrescenta o titular da 2ª DP sapucaiense.
Fonte: Jornal VS