Sapucaia - Show marca o Dia de Enfrentamento a AIDS.
Segunda, 05 de Dezembro de 2011
O tradicional espaço de encontro dos sapucaienses, contou no final de tarde de sábado, 3 de dezembro, com muita música e informação. O Calçadão de Sapucaia do Sul foi palco para o Show da Saúde, atividade que marcou o Dia Internacional de Enfrentamento a Aids, comemorado em 1º de Dezembro. A Prefeitura de Sapucaia do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o evento com o objetivo de dar visibilidade aos cuidados de prevenção da transmissão do vírus HIV.
O secretário de Municipal da Saúde, José Wink, disse que a atividade pretendia chamar a atenção da sociedade, principalmente dos jovens, sobre a importância da prevenção da Aids, com o uso dos preservativos. “Distribuímos kits contendo preservativos, um porta camisinha e folhetos informativos sobre a doença que continua vitimando pessoas.”, contou.
Portador da doença há 14 anos, Antonio Carlos Charqueiro falou para o público sobre a importância do uso dos preservativos. “A camisinha sempre deve te acompanhar, porque é só deste jeito que você evita a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, assim como uma gravidez não desejada e o vírus da hepatite B”, frisou. O casal Marlise da Rosa, 20 anos, e Ana Paula Oliveira, 21, moradoras do bairro Sete, aprovaram a ação da Prefeitura. “Além de ter ótima música é importante que se faça este trabalho para conscientizar as pessoas”, disse Marlise.
Um dos mais conhecidos transformistas do Estado, Dandara Rangel, divertiu a plateia com sua apresentação. A cantora Mel Beck e as bandas Vide Bula e Os Magnatas, fizeram o público cantar e dançar com suas músicas.
Saiba mais: Em Sapucaia do Sul, o Ambulatório de Infectologia oferece tratamento e acolhimento ao soropositivo. O ambulatório está localizado na Rua Capitão Fabri, 355, bairro Santa Catarina e conta com uma equipe de médicos infectologistas, enfermeira, psicóloga e assistente social. No local, é possível fazer o teste rápido que, em dez minutos, dá o diagnóstico da doença, preservando a identidade do paciente. Também é no laboratório que são distribuídos os medicamentos antiretrovirais e a medicação para as doenças associativas, tudo gratuitamente. O horário de atendimento é das 8h às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. Dar visibilidade aos cuidados de prevenção da transmissão do vírus HIV
Fonte: PM de Sapucaia