Ampliação da Stihl vai gerar 645 empregos diretos em São Leopoldo – 27/10/2011
Multinacional assinou protocolo de intenções com o Estado para ampliar sua unidade.
A Stihl Ferramentas Motorizadas assinou na manhã de hoje um protocolo de intenções com o governo do Estado para o investimento de R$ 518 milhões, provenientes do Fundopem, para a ampliação de sua unidade em São Leopoldo.
Até 2014, a empresa do setor metal-mecânico deverá criar 645 novos empregos diretos e cerca de 1.600 empregos indiretos. Com o recurso, a empresa deve expandir sua capacidade de produção de cilindros para equipamentos como motores de motosserras, pulverizadores e lavadoras.
Segundo o presidente da Stihl no Brasil, Cláudio Guenther, a sede em São Leopoldo, única no país, concorria com Estados Unidos e China para expandir a fábrica. "Temos 150 milhões de reais para 2011 e o restante fica para 2014", disse. Do total da produção, 95% será destinada às fábricas nos Estados Unidos, China e Alemanha.
"Fomos escolhidos como principal fornecedor dos cilindros da Stihl", afirmou. Ele explica que a ampliação irá proporcionar um incremento de 56% na produção de cilindros, 90% destinados à exportação e 10% para o mercado doméstico.
De acordo com o governador Tarso Genro, que assinou o protocolo, a intenção é fazer daqui um centro produtor de determinado maquinário necessário para empresas em escala mundial. "Com esta iniciativa, a fábrica daqui passa a ser fornecedor de todas as fábricas do mundo da Stihl", comentou. "Nós estamos aliando os recursos do Fundopem com a questão do emprego e da área territorial", completou.
Fonte: Jornal VS