Região - Polícia Federal investiga quadrilha que fraudava bancos pela internet.
Quinta-Feira, 24 de Novembro de 2011
Operação Dedicado busca suspeitos em São Leopoldo, Canoas, Esteio e Sapucaia.
A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira, nove mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão, 13 deles em São Leopoldo, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Tramandaí, Porto Alegre, e mais três no Pará. A Operação Dedicado visa desarticular uma quadrilha especializada em fraudes bancárias por intermédio da internet.
As investigações iniciaram em abril do ano passado e o valor estimado das fraudes cometidas apenas no período de investigação é de mais de R$ 5 milhões, podendo atingir valores bastante superiores a partir da análise do material apreendido.
O grupo criminoso invadia contas da Caixa e outros bancos para subtrair valores, através de transferências a laranjas, pagamento de boletos bancários e tributos (especialmente IPVA) e compras de mercadorias. Empresas de fachada a serviço da quadrilha eram usadas para emitir boletos sem a devida contrapartida em relação à prestação de serviços ou venda de produtos, para que fossem quitados usando valores desviados das contas invadidas.
A quadrilha também atuava na aquisição de mercadorias e serviços usando cartões de crédito fraudados. Além disso, o grupo invadia contas de clientes de empresas aéreas para emitir passagens a terceiros usando os pontos do programa de milhagem das vítimas.
Fonte: Jornal VS