São Leopoldo - Iniciadas Obras para Aumentar a Vazão do Rio dos Sinos.
Domingo, 27 de Novembro de 2011
Intervenção deverá evitar alagamentos.
Trabalho é realizado entre a ponte Henrique Roessler e a Rua da Praia, onde são frequentes as inundações
Crédito: felipe de oliveira / especial / cp
Obras iniciadas semana passada visam ampliar a vazão do Rio dos Sinos
O período é de escassez de chuva e de baixo nível das águas no Sinos. Nada que impeça a Prefeitura de São Leopoldo de prevenir as inundações que ocorrem quando chove em excesso. Desde a semana passada, máquinas trabalham para ampliar em 50% a vazão do rio no trecho entre a ponte Henrique Roessler e a Rua da Praia, no Centro. O cronograma prevê que até abril de 2012 o ângulo do canal de descarga seja alterado.
Segundo o coordenador do Sistema de Contenção de Cheias, Antonio Carlos Geske, com o desassoreamento do percurso, o canal passará a ter 150 metros de largura, 6 metros de profundidade e 1 quilômetro de extensão. Hoje, passam 5,76 bilhões de litros por hora e, com a ampliação, serão 8,64 bilhões. "Com vazão muito maior, será difícil alagar aquela área e o dique ficará ainda mais seguro", diz Geske. Quem passa pela BR 116 no sentido Interior/Capital consegue ver as obras, à direita da pista.
Conforme o responsável pela Defesa Civil do município, Silomar Gomes, a partir de 3,5 metros o Sinos começa a passar pelo canal de descarga, chamado de braço do rio, que, quando está cheio, forma uma ilha em torno da Rua da Praia. "Com o canal de descarga, o rio irá fluir com mais rapidez, o que o desassoreamento também vai facilitar", afirma Gomes. A intenção é fazer com que o leito, em formato de V, fique parecido com U.
Os alagamentos na Rua da Praia, onde fica a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, são comuns. Sempre que há cheias, o acesso ao órgão público fica dificultado. A ampliação da vazão é realizada em área da União considerada de proteção permanente, o que impede a construção de imóveis residenciais.
Fonte: Correio do Povo