Região - Comércio já está com horários ampliados e muitas premiações.
Domingo, 04 de Dezembro de 2011
Com a proximidade do natal e baixa do IPI, consumidores movimentam as lojas.
Para atender a grande demanda de compradores para o Natal, os horários das lojas da cidade já foram ampliados. Segundo a gerente executiva da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) de São Leopoldo, Marli Passos, de segunda-feira a sábado, as lojas ficarão abertas até as 20 horas, e nos domingos, nos dias 11 e 18 de dezembro, das 14 às 18 horas. Segundo ela, a expectativa é aumentar as vendas de 15 a 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. A CDL-SL também está promovendo a campanha Natal Show 2011, que dará um celta zero quilômetro, três televisores de 32 polegadas de LCD, duas geladeiras, dois notebooks, dois netbooks, cinco microondas, cinco bicicletas e cinco ventiladores.
O sorteio está previsto para o dia 17 de janeiro e ganha o cupom quem fizer compras na cidade até o dia 10 de janeiro. Marli ainda salienta que a CDL está fazendo um estudo de vendas para esse Natal e que a previsão é que cada pessoa gaste cerca de 100 reais em presentes para cada um que for presentear. Por exemplo, se uma pessoa vai dar presentes para cinco pessoas ela gastará 500 reais. “Os itens que terão maior procura, segundo a pesquisa, serão confecção, calçados e eletrodomésticos’’, relata.
Consumidores vai em busca de promoções
Para a estudante Dienifer Koboldt, 18 anos, que foi às compras com sua mãe e irmão, a ideia é aproveitar o IPI reduzido nos produtos da linha branca (eletrodomésticos) e comprar um fogão, além de um roupeiro que, segundo ela, está com um preço muito bom na promoção. A cozinheira Elaine do Nascimento, 49 anos, busca os presentes dos netos. “Estou olhando os preços em diversas lojas, têm muitas promoções interessantes. Quanto a redução do IPI já aproveitei e comprei uma geladeira lá pra casa’’, relata. A administradora Daiane Boita, 27 anos, e seu marido irão comprar o presente para a casa deles. “Vamos aproveitar as promoções dos televisores e levar um. Vai ser o nosso presente de Natal.”
Campanhas pela região
- Sapucaia do Sul - Promoção Ilumine e Ganhe dará um Sandeiro zero quilômetro no valor de R$ 26 mil mais 24 prêmios de mil reais em compras na cidade. Segundo o presidente da CDL Sapucaia do Sul, Marcos Bender, o lema desse ano é Sapucaia do Sul 50 anos, R$ 50 mil em prêmios. Cada 40 reais em compras vale um cupom e o sorteio está previsto para o dia 27 de dezembro, às 21h, na Praça General Freitas, no Centro. “Acreditamos que as vendas terão um incremento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior’’, ressalta.
- Esteio - O município não deixará a desejar, a promoção Esteio Show de Natal dará um celta zero quilômetro e quatro televisores de LCD de 32 polegadas. O presidente da CDL Esteio, Celso Antonio Dalmás, relata que a expectativa é que as vendas aumentem de 12 a 15% em relação ao mesmo período do ano anterior. “O sorteio será no dia 17 de janeiro, em horário e local a serem definidos’’, relata. Cada 50 reais em compras na cidade dá direito a um cupom.
- Portão e Capela de Santana - Natal dos Sonhos de Portão dará um celta zero quilômetro, um televisor de LCD de 32 polegadas, três televisores de LCD de 22 polegadas e um netbook. Segundo a secretária executiva da CDL Portão, Andréa Melo, cada 30 reais em compras dão direito a um cupom e participam da promoção lojas de Portão e algumas conveniadas de Capela de Santana. O sorteio será no dia 28 de dezembro, às 20 horas, no Centro de Eventos Lothar Kern. “As lojas da cidade estarão abertas nos domingos dos dias 11 e 18 de dezembro e esperamos um incremento de 8 a 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior’’, relata.
Gaúchos devem gastar 400 reais
Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), apontou que, no Estado, cada consumidor deverá comprar, em média, 6,1 presentes e destinar 406 reais para as compras de Natal. A expectativa é que os itens mais consumidos sejam os relacionados ao vestiário (78,4%), brinquedos (46,9%) e calçados (30,2%).
Para o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, o resultado é semelhante ao do ano passado. Para ele, a estagnação se justifica pela incerteza do cenário internacional e pela cautela no comprometimento a longo prazo.
“O Brasil está passando por um processo de desaceleração, o que faz com que as pessoas ajam de forma mais conservadora, evitando compras que comprometam a sua renda durante longo tempo”, aponta o presidente.
A redução do imposto
As medidas adotadas pelo governo vigoram até o dia 31 de março. A redução da alíquota contempla os produtos da linha branca, que engloba fogões, geladeiras, máquinas de lavar roupas, microondas, entre outros produtos. Para fogões, o imposto passa de 4% para 0%. Nas geladeiras, a redução foi de 15% para 5% e as máquinas passaram de 20% para 10%.
Fonte: Jornal VS