Esteio - Aberta consulta pública sobre classificação de riscos na saúde.
Quarta, 18 de Janeiro de 2012
Até o dia 13 de fevereiro, qualquer cidadão de Esteio poderá dar sua opinião para elaboração do projeto de atendimento nos postos de saúde por classificação de risco. O sistema tem por objetivo identificar os casos mais urgentes e permitir que eles sejam priorizados. Atualmente, a ordem de chegada define quem será encaminhado primeiro a consultas.
Um projeto foi elaborado como base para as análises (leia aqui). A partir dele, qualquer um pode encaminhar seus comentários à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Para tanto, basta imprimir o formulário da consulta pública (clique aqui) e entregá-lo na SMS (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 102), ou enviar e-mail para a Secretaria (saude@esteio.rs.gov.br) com nome, telefone, e-mail e suas propostas.
A intenção de utilizar este método de classificação é reduzir as filas em frente aos postos de saúde, uma vez que os casos mais graves terão prioridade para atendimento e agendamento de consultas e exames, independente da hora que o paciente chegar ao local.
A proposta levaria em consideração faixa etária e situação de saúde e diferenciaria, por exemplo, crianças, adolescentes, idosos, gestantes, hipertensos e diabéticos, pessoas com suspeita de tuberculose e hanseníase e atendimento odontológico, entre outros critérios.
O projeto de acolhimento por classificação de riscos foi proposto pelo grupo de trabalho esteiense do programa nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (HumanizaSUS). O objetivo do HumanizaSUS é valorizar as diferentes pessoas envolvidas nos processos do SUS, melhorando a relação entre os gestores da rede do SUS, profissionais e usuários do sistema, através do incentivo à solidariedade, maior autonomia, integração e colaboração entre os grupos.
Clique aqui para acessar o projeto do protocolo de atendimento por classificação de riscos
Clique aqui para imprimir o formulário da consulta pública
Clique aqui para enviar sua sugestão por e-mail (lembre-se de colocar seu nome, e-mail e telefone no texto)
Fonte: PM de Esteio