Esteio - Moradores aguardam solução para o Posto de Saúde da Vila Cruzeiro.
Após três anos, local permanece fechado
Local serve de abrigo para moradores de rua e usuários de drogas
Os moradores da Vila Cruzeiro e arredores ainda estão esperando pelo término da reforma no posto de saúde do local. Mesmo com uma placa em frente ao posto, dizendo que a reinauguração seria no dia 27 de dezembro de 2010, o cenário que se vê é de abandono.
Passados três anos, o posto de saúde da Vila Cruzeiro permanece fechado e as obras de reforma, paradas. Moradora do bairro há cerca de 15 anos, a comerciante Rute dos Santos Martins viu o posto ser inaugurado no local, onde marcava consultas com freqüência para a mãe. “O atendimento era ótimo e todos os funcionários nos recebiam muito bem”, disse. Agora, com o posto fechado, ela relatou que sua mãe precisa ir até o posto da Claret ou no da Vila Esperança. “Como não tem ninguém que a leve, ela precisa ir caminhando até o posto, o que agrava ainda mais o seu estado de saúde”, disse.
O que dificulta ainda mais a ida de sua mãe ao posto são as filas para adquirir fichas de atendimento, que na maioria dos postos é formada durante a madrugada. Além da falta de atendimento médico, o que também preocupa os moradores é a presença de usuários de drogas e moradores de rua no local. “O prédio está aberto e sem segurança alguma”, afirmou. Para Rute, a reativação do posto ajudaria não só os moradores do bairro, como também das proximidades e dos novos condomínios do São José. “A demanda aumentou muito nos outros postos. Seria muito bom se este estivesse funcionando para que todos pudessem ser atendidos em seus bairros”, disse.
Outra moradora que está a espera do desfecho sobre o posto é Soeli Arruda, que mora bem em frente ao local. Incomodada com a situação, ela acredita que a melhor solução seja reativar o posto. “Queremos que tão volte a funcionar e não que coloquem alguém para vigiar e impedir invasões. Queremos saúde e não vigilante”, antecipou.
Fonte: Jornal Destaque
27/01/12