Esteio - Reunião apresentará praça para futuros moradores da Beira-Arroio.
Foto: Kleyton Fantin
Os moradores das comunidades envolvidas pelo Projeto de Renaturalização do Arroio Sapucaia (construção da Avenida Beira-Arroio) em Esteio vão ter a oportunidade de saber sobre o andamento das obras das unidades habitacionais na região e conhecer o projeto de uma nova praça para o local. A reunião será realizada na terça-feira (24), a partir das 19h, no Centro Comunitário da Beira-Arroio, localizado no final da Rua Rio Grande.Quando concluído, o condomínio residencial vai abrigar 142 famílias que hoje moram às margens do arroio, no limite com Canoas. Problemas como alagamentos e falta de estrutura, que atualmente tiram o sono dos moradores da região, vão fazer parte do passado. Serão 132 sobrados de dois dormitórios e 10 casas adaptadas. Na reunião, além de apresentar a atual situação das obras, a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Bernadete Konzen, fará palestra com o tema “Novo Espaço de Vida”.
Outro anúncio apresentará uma nova área de lazer previsto para o local. O projeto da Praça dos Esportes e da Cultura, junto ao loteamento, prevê, em uma área de 3 mil metros quadrados, construção de espaço para exibição de filmes, apresentações culturais, quadra de futebol coberta, pista de skate, entre outras atividades.
Avenida Beira-Arroio
Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (R$ 18,5 milhões) e próprios (R$ 1 milhão), as obras do Projeto de Renaturalização do Arroio Sapucaia (Avenida Beira-Arroio) prevêem a construção de uma avenida com 1,8km de extensão - que atuará como dique de contenção contra cheias -, 142 moradias, recuperação da mata ciliar do arroio e obras de drenagem e saneamento.
A nova via partirá da Avenida Presidente Vargas, na divisa com Canoas, contornando o leito norte do arroio em direção à zona leste de Esteio. O trajeto possui uma intersecção com a Avenida Rio Grande e termina na esquina das ruas Érico Veríssimo e Dona Isabel, nas proximidades do Bairro São José. Além dos benefícios diretos, a obra também contempla uma ciclovia e um extenso projeto paisagístico.
Modelo de projeto da Praça dos Esportes e da Cultura
Fonte: Jornal VS
23/12/2012