|

Região - Número de mortes tem queda de 18,6% em toda a região.

Sexta, 06 de Janeiro de 2011

São Leopoldo, Sapucaia e Esteio registraram expressiva redução em 2011.

Em 2011, 131 pessoas foram vítimas da criminalidade na região, contra 161 em 2010, o que corresponde queda de 18,6%. No ano passado, São Leopoldo teve oito mortes a menos que há dois anos, redução de 9,6%. O mesmo vale para Sapucaia do Sul que fechou 2011 com 34 mortes, contra 43 vítimas em 2010. Esteio se destaca na região com decréscimo de 51,8% – de 27 baixou para 13. Portão manteve os mesmos números, com oito registros nos dois últimos anos. Capela de Santana que em 2010 não teve homicídios, ano passado registrou uma morte. O reforço nas ações contra o tráfico de drogas e a integração entre as várias esferas da segurança pública (leia-se municipal, estadual e federal) são creditados como as principais contribuições no decréscimo da violência na região.

COMBATE AO NARCOTRÁFICO

No caso de São Leopoldo, o diretor da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), delegado Bolivar Llantada, pontua que a queda da criminalidade (por meio do principal indicativo: número de homicídios) é uma soma de uma série de fatores. “A Polícia Civil intensificou as ações repressivas especialmente no combate ao narcotráfico. Ao todo, efetuamos 80 operações no Vale do Sinos, 30 delas, grandes. A maioria em conjunto com a Brigada Militar, Guarda Municipal e Polícia Rodoviária (tanto a Federal, quanto a estadual)’’, diz ele, ressaltando a importância do trabalho integrado. A eleição do homicídio como o crime prioridade nas investigações também é outro vetor de contribuição para a obtenção de bons resultados.

Sapucaia uniu esforços e troca de informações

Com relação a queda de mortes em Sapucaia do Sul, o comandante do 33.º Batalhão da Polícia Militar, major Ronie Coimbra lembra que a redução dos índices está vinculada a junção de esforços. “Trabalhamos na busca da aproximação com troca de informações, tanto com a Polícia Civil, como com a Guarda Municipal. Além de que criamos um vínculo forte com a comunidade local que nos repassa informações valiosas para aprimorarmos ações de prevenção. Tais informações colaboram para a prisão traficantes e foragidos, principais vetores dos crimes de homicídios.’’ Coimbra ressalta que há dois anos, a BM local criou o Conselho de Segurança Escolar que atualmente agrupa cerca de 60 membros. Estes integrantes, segundo o major, debatem as problemática e as soluções para a segurança no âmbito escolar. “No entanto, isso também repercute em diversos níveis levando a prisão foragidos, traficantes, pedófilos, dentre outros criminosos.’’

Fruto de operações policiais na região

O titular da 2.ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), delegado Edilson Chaves Paim, também responsável pelos trabalhos nas DPs de Esteio e Sapucaia do Sul, afirma que todos os municípios subordinados à 2.ª DPRM apresentaram queda nos índices de criminalidade. “Não só de homicídios, mas de outros delitos. Isso é fruto de operações que atualmente contam com 200 agentes e 30 delegados. Em 2011, mais de 150 pessoas foram detidas na região.’’ Assim como as demais autoridades, Paim garante que a disputa de quadrilhas por pontos de drogas e dívidas com compra e consumo de entorpecentes são os fatores que mais motivam os homicídios.

Paim comenta que para 2012 a Polícia aguarda a instalação da Delegacia Especializada de Homicídios (em Canoas), DP da Criança e do Adolescente bem como a inauguração da Central de Polícia (programada para fevereiro) que, segundo ele será sede da DPPA e de equipes volantes que atenderão os locais de crimes na região.

Crimes que são quase impossíveis de se evitar

O subcomandante do 25.º Batalhão da Polícia Militar de São Leopoldo, major Régis Rosa da Rocha volta a afirma que o homicídio é um crime que diretamente a Polícia não consegue evitar. “Geralmente o motivo é um acerto de contas e/ou vingança. Neste caso, atuamos indiretamente no recolhimento de armas, na repressão da venda de drogas’’, comenta ele, ao mesmo tempo que comemora a meta alcançada sem esquecer de mencionar os parceiros, em especial o Gabinete de Gestão Integrada (GGI). “Esse resultado é fruto de ações integradas. O Território de Paz também é outra ação importante.’’ Major Régis lembra que as vítimas de homicídio são pessoas que procuram este fim. “São pessoas que já estão inseridas, estão envolvidas com a criminalidade.’’

Integração entre órgãos de segurança

“O homicídio e o tráfico de drogas andam de mãos dadas. Se ele não é causa, é consequencia. Além disso, não podemos esquecer do Território da Paz.’’ Llantada aponta que é necessário a integração de todos os setores da segurança com a comunidade local. “É fundamental que os moradores confiem na Polícia, pois quando o estado se torna ausente, há um vácuo de poder e dá-se oportunidade grupos criminosos tomarem conta de territórios.’’ Por fim, o diretor regional aponta que o combate a corrupção, não só a policial, mas também aquela que também ocorre fora das DPs é outro aspecto que deve ser levado em conta no aumento da tranquilidade nas comunidades locais.

São Leopoldo já soma três mortes em 2012

Infelizmente 2012 já registra pelo menos três casos de morte. O mais recente foi ontem à tarde, na Rua Um, na Vila Santa Marta, no bairro Arroio da Manteiga. A vítima (que até ontem não tinha identificação confirmada pelas Polícias) teria sido alvejada com 20 disparos. O rapaz foi caído na calçada por horas até a chegada da perícia. Além dele, Rafael Gonçalves da Costa, 23 anos, é mais uma vítima que incrementa as estatísticas. Ele foi baleado por dois suspeitos que estavam em uma moto. O crime também foi registrado ontem, às 8 horas, no bairro São Miguel. No entanto, a primeira vítima do ano seria o guardador de carro Abel Viana, 27 anos. Conforme informou a Polícia Civil, Viana teria sido vítima de agressões em 2 de janeiro. Ele foi socorrido, medicado, mas morreu na manhã do dia 3, em casa, na Vila Santa Teresa. O espancamento, que está sendo averiguado pelos agentes da 1.ª DP, teria ocorrido na Rua Independência, no Centro.

Fonte: Jornal VS

fatos_do_dia

Facebook-green-64 Twitter-green-icon-64 Mail-green-64
Acerte o Alvo.com
“Tudo que procura perto de você”
Guia do Comércio, Notícias e Eventos da Região Metropolitana de Porto Alegre.
 
Esteio - Sapucaia do Sul

Posted by timoteosouza on 05:59. Filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Região - Número de mortes tem queda de 18,6% em toda a região."

Leave a reply

Blog Archive

Labels