Unisinos apresenta estudo sobre ocupação do loteamento industrial de Esteio - 09/11/2011
Fotos: Djalma Corrêa Pacheco e Adriano Rosa da Rocha
Mais uma importante etapa para a implantação do futuro loteamento industrial de Esteio foi concluída. O resultado do estudo sobre a vocação econômica do Município, realizado pela Unisinos, foi apresentado no Salão Nobre da Prefeitura na noite desta na terça-feira (8). O levantamento aponta as atividades mais recomendadas para serem implantadas no espaço que está sendo preparado atrás do Parque de Exposições Assis Brasil.Os professores André Azevedo, Ana Lúcia Tatsch e Janaína Ruffoni, do programa de Pós-Graduação da Unisinos, fizeram a exposição dos dados para o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi. Também participaram do workshop o vice-prefeito, Fladimir Costella, secretários municipais, o presidente da Acise, Longuinho Musikante, e empresários interessados a se implantar na área. “Há alguns anos a gente não imaginava de caminhar por esse território, que já está sendo preparado para receber as empresas. O loteamento industrial será uma nova realidade para a nossa cidade e vai trazer desenvolvimento e qualidade de vida para os esteienses”, comentou o prefeito.
O estudo, que se baseou em dados sobre a economia esteiense e em entrevistas com empresários e lideranças do município, apontou a localização geográfica do loteamento industrial como uma grande vantagem para atrair empresários. Com saída fácil para a BR-448, que está sendo construída, e perto de outras principais rodovias como a RS-118, BR-116 e BR-386 (Tabaí-Canoas), próximo à Capital e de regiões importantes do Estado, as empresas que se instalarem no local terão grande facilidade para escoar a produção.
O trabalho da Unisinos recomenda que, num primeiro momento, sejam instaladas no local empresas que já estão realizando atividades na cidade e que necessitem de maior espaço para crescer ou que precisem sair de áreas residenciais. Sessenta e cinco empresários já demonstraram interesse em se mudar para o local. A maior parte destas empresas atua na área industrial, sobretudo no setor metal-mecânico, o que indica ser esta a principal vocação do loteamento industrial .
Num segundo momento, deve ser feito um trabalho de atração de novos empreendimentos. Além das indústrias de transformação, o estudo da universidade aponta a necessidade da diversificação das atividades, implantação também de pequenas e médias empresas, valorização de setores que atuem na área do plástico e da logística e outros não poluentes.
O estudo da vocação econômica de Esteio é uma das etapas do projeto de expansão do município para o setor Oeste. Nos próximos anos, a cidade vai crescer mais de 600 hectares em direção à BR-448 e o Rio dos Sinos. Trata-se da Unidade Territorial I, definida pelo Plano Diretor esteiense. Para a área, além do loteamento industrial, que terá cerca de 70 hectares, está prevista a instalação de áreas residenciais, comércio e serviços e corredores de promoção econômica.
Fonte: PM de Esteio