|

Sapucaia - Escola à mercê da bandidagem em Sapucaia do Sul

 

Escola Estadual Vila Prado foi arrombada e depredada quatro vezes em 2012. No caso mais recente, diretora não encontrou policiais na DP para fazer o registro

Mateus Bruxel / Agencia RBS

Escola sofre com onda de vandalismo
Foto:  Mateus Bruxel  /  Agencia RBS

 

 

 

 

A cada seis dias, a vice-diretora da Escola Estadual Vila Prado, Paula Pinto, precisa deixar o colégio para ir à delegacia. Pelo menos, essa tem sido a rotina de janeiro, quando alguns professores estão trabalhando em função do período de matrículas. Desde o dia 10, foram quatro arrombamentos seguidos de furtos de equipamentos e até destruição do sistema de alarme do colégio, no Bairro Piratini, em Sapucaia do Sul.

O mato alto e o muro baixo ajudam a ação dos criminosos. Em geral, os arrombamentos acontecem nos finais de semana, quando fica vazia a escola que atende a 600 alunos dos ensinos médio e fundamental. Não há PM residente, nem instalações para receber um.

Com o dinheiro do governo do Estado, foi instalado um sistema de alarme. Quando há invasão, ele soa numa empresa de vigilância da cidade. No entanto, até hoje, nenhum criminoso foi capturado ou sequer identificado pela polícia.

Investigadores haviam saído

Na segunda-feira, quando chegou para trabalhar, Paula encontrou a escola novamente arrombada. Havia vidros das salas de aula quebrados, armários abertos e papel no chão. Os corredores ficaram sem as lâmpadas fluorescentes, quebradas.

Basta caminhar pelo pátio do colégio para encontrar o rastro deixado pelos criminosos.

- Não tem como calcular todo esse prejuízo - lamentou Paula.

No mesmo dia, ela procurou a 1ª DP de Sapucaia. Lá, uma funcionária a informou que a equipe estava de saída para atender a uma ocorrência e não haveria como registrar o arrombamento. Se Paula quisesse fazer o boletim, deveria voltar depois do horário de almoço.

- Eu preciso ficar aqui na escola, não dá pra deixar tudo sozinho - lamentou.

Brigada promete agir

Encarregado da investigação sobre os ataques, o delegado da 1ª DP de Sapucaia, Thiago Lacerda, explica que um inquérito já foi aberto para apurar os casos. E critica a Brigada:

- Acredito que o problema é agravado pela falta de policiamento ostensivo no local, o que inibiria a ação dos criminosos.

Fiscalização intensificada

Segundo o comandante do 33º BPM, major Ronie Coimbra, a BM de Sapucaia tem, durante o período letivo, uma patrulha escolar. O ofício que teria sido encaminhado pela direção da Escola Vila Prado ainda não chegou às mãos do comandante.

Ele lamenta que o caso não tenha sido levado ao Conselho de Segurança Escolar, que trata de ações preventivas, mas promete que o patrulhamento na região da escola, cercada por outras instituições de ensino, será intensificado.

Os ataques

Sua escola foi alvo de vândalos? Avise o Diário: 3218-1685 eatendimento.dg@diariogaucho.com.br

- 27 de dezembro de 2011 - Levaram DVDs infantis e um mimeógrafo, entre outros objetos.

- 10 de janeiro de 2012 - Sensores do alarme foram arrancados.

- 13 de janeiro - Quadros foram arrancados das paredes e queimados.

- 17 de janeiro - Foram furtados rádio, ventilador, grampeadores e até algumas cadeiras.

- 23 de janeiro - O prédio foi depredado, com vidros e lâmpadas quebradas.

Fonte: Diário Gaúcho

25/01/12

fatos_do_dia

Facebook-green-64 Twitter-green-icon-64 Mail-green-64
Acerte o Alvo.com
“Tudo que procura perto de você”
Guia do Comércio, Notícias e Eventos da Região Metropolitana de Porto Alegre.
 
Esteio - Sapucaia do Sul

Posted by timoteosouza on 11:23. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Sapucaia - Escola à mercê da bandidagem em Sapucaia do Sul"

Leave a reply

Blog Archive

Labels