Esteio participa do Dia Mundial do Diabetes - 16/11/2011
Uma caminhada no início da manhã do último sábado (12) marcou o início das atividades em Esteio do Dia Mundial do Diabetes. Cerca de 60 pessoas, entre elas o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, e o secretário municipal de Saúde, José Antônio Silveira, participaram da atividade, que tinha como objetivo chamar a atenção para a prevenção da doença.
Depois da caminhada, foram oferecidos, na Rua Coberta, serviços de saúde para a comunidade, como medição de glicose e pressão, orientações nutricionais e mais informações sobre a diabetes. A ação foi uma parceria da Prefeitura com apoio do Lions Clube (distritos Centro, Exposição e Industrial) e da Unipacs. “Estava passando aqui e aproveitei para ver como está a minha glicose. Graças a Deus, está tudo certo. É muito bom esse tipo de ação”, comentou a comerciária Márcia Vieira Mendonça, 42 anos, que aproveitou a estrutura montada na Rua Coberta para fazer exames da taxa de açúcar no sangue e também da pressão, antes de ir para o trabalho.
Durante toda a semana, as unidades de saúde de Esteio estarão oferecendo orientações sobre a doença e exames para pessoas acima dos 30 anos ou que têm histórico familiar da doença.
A diabetes mellitus tem causas múltiplas e ocorre quando há falta de insulina ou ela não atua de forma eficaz, causando um aumento da taxa de glicose (açúcar) no sangue.
Município realiza cadastramento de portadores da doença
Para receber tratamento, os diabéticos, assim como hipertensos, podem procurar as unidades de saúde da cidade para se cadastrar e receber acompanhamento periódico. O objetivo da ação, que integra o Programa Nacional de Atenção a Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (Hiperdia), é trabalhar a prevenção junto aos pacientes para evitar o agravamento das enfermidades ou eventuais complicações que elas possam causar.