São Leopoldo - Escolas ensinam a prevenir doenças.
Foto:Monique Marcolin
As escolas participantes do Programa Saúde na Escola (PSE) receberam nesta quinta feira, dia 24, os kits de apoio pedagógico enviados pelo MEC. A entrega simbólica aconteceu na Câmara de Vereadores, com a presença do secretário municipal de Saúde de São Leopoldo Valmor Ruaro, da secretária municipal de Políticas para Mulheres Euli Marlene Necca Steffen e da secretária municipal de Educação, Leocádia Inês Schoffen.
Valmor acredita que, no futuro, o programa poderá diminuir os problemas de saúde pública. "A união entre saúde e educação, em caráter preventivo, vai fazer parte do processo educacional, trabalhando a criança desde cedo", disse o secretário. O PSE prevê a realização de ações articuladas pelas equipes de saúde e de educação dando cuidado integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico.
O programa, instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286/2007, surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação. De acordo com o decreto, as diretrizes e os objetivos do PSE evidenciam uma estratégia de integração das políticas setoriais, propondo um novo desenho da política de educação em saúde. Em São Leopoldo, o PSE está atuando em 21 escolas, sendo 20 municipais e uma estadual.
O kit é composto por uma balança digital, estadiômetro, esfignomanômetro, kit de saúde sexual e reprodutiva em quadro imantado, kit saúde bucal e kit com informações sobre alimentação. Além dos kits distribuídos às escolas, sete foram entregues para as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).
Fonte: PM de São Leopoldo