Sapucaia - CAPS Sapucaia do Sul atende em novo endereço.
O Centro de Acolhimento Psicossocial – Álcool e outras Drogas (CAPS) de Sapucaia do Sul está atendendo em novo endereço, na Rua Leônidas de Souza, 999, bairro Santa Catarina, ao lado do viaduto. A mudança foi necessária para que o Município se adaptasse às normas do Ministério da Saúde, que exige que o CAPS funcione em uma casa. A mudança proporcionará melhor atendimento ao usuário, bem como a ampliação do número de pessoas atendidas, passando de 200 para 400.
Para esta implementação, a Secretaria Municipal da Saúde recebeu do Ministério da Saúde, uma verba de R$ 50mil, que estão sendo investidos em pequenas reformas na casa e aquisição de equipamentos e materiais. O Ministério também repassará mensalmente um recurso de R$ 32mil, para custeios das despesas do local.
O novo espaço possui sala de acolhimento, quarto com dois leitos para internação dia, consultório individual, sala para oficinas, recepção, cozinha, sala de reuniões, banheiros e espaço de lazer. “A proposta do Ministério da Saúde é que o serviço funcione em uma casa para que o usuário realmente se sinta em casa. E é isso que temos nesse novo local”, explica o Secretário Municipal da Saúde, José Wink. O secretário completa que o local deve ser acolhedor e integrar os profissionais com os usuários, bem como os próprios usuários.
O CAPS funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h. No local, uma equipe multidisciplinar atende com psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros, recepcionistas e atendente administrativo. O serviço é integrado com a rede municipal de Atenção Básica e com a Fundação Municipal Hospital Getúlio Vargas.
Fonte: PM de Sapucaia