Sapucaia – Polícia Civil realiza operação da Colina Verde.
Agentes da 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (1ªDIN), com o apoio da 2ª, 3ª e 4ª DINs, do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), da Polícia Civil gaúcha (PC), cumpriram cinco mandados de busca e apreensão (MBA), na manhã desta quinta-feira (26), na Operação Morumbi, no bairro Colina Verde, em Sapucaia do Sul. Na ocasião, foram presas quatro pessoas, de 31,22 e 19 anos e um usuário, de 22 anos e apreendidos 300 gramas de cocaína, um revólver calibre 38, furtado, um veículo. O nome Morumbi foi utilizado porque em Tupi quer dizer colina verde.
Segundo o titular da 1ªDIN, delegado Mario Souza, a operação tinha o objetivo principal de desarticular uma quadrilha de tráfico na região. "Prendemos o líder, conhecido como Baiano. Ele inclusive dizia que não tinha medo da polícia, mas na prisão de hoje, não reagiu", contou Souza.
O diretor do Denarc, delegado Joel Oliveira, relatou que o mesmo grupo além de traficar, cometia outros crimes, tais como furtos e roubos. "Além disso, eles vendiam entorpecentes nas proximidades de escolas, que é uma agravante. Os autuados terão um diferencial na pena, pois poderá ser aumentada de um sexto a dois terços, conforme a Lei de Tóxicos nº 11.343/06, por infração cometida nas dependências ou imediações de estabelecimento de ensino.
Na primeira ação, realizada no final de 2011, na operação "Anjos da Lei", pelo titular da 2ªDIN, delegado Rodrigo Zuccoi, disse que o Baiano já estava sendo investigado por vender drogas a adolescentes, próximo da BR 116, em Sapucaia do Sul. "As operações serão permanentes nas redondezas de estabelecimentos de ensino. Pretendemos coibir a venda e o consumo de qualquer tipo de entorpecentes, sendo que a partir de março, com o retorno às aulas, iremos intensificar a Operação Anjos da Lei", finalizou Zucco.
Os homens foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e mais a agravante de vender drogas próximo de colégios. Eles foram ouvidos e encaminhados ao sistema prisional.
Participaram da ação 25 policiais em doze viaturas.
Fonte: Polícia Civil RS
26/01/12