Prefeitura de Sapucaia intensifica ação de combate a dengue
Com o calor e as chuvas típicas de verão que criam condições propícias à reprodução do Aedes aegypti, a Prefeitura de Sapucaia do Sul tem intensificado as ações de combate ao mosquito da dengue. Os 14 agentes de endemias e as equipes de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde estão trabalhando em todas as regiões do município, coletando amostras das 136 armadilhas espalhadas pela cidade para eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti.
Conforme o secretário de saúde de Sapucaia do Sul, José Wink, mesmo que a cidade não tenha foco do mosquito da Dengue, todos devem tomar os cuidados necessários para evitar a proliferação deste mosquito. “Para isso, contamos com o apoio da comunidade que cuide para não deixar água acumulada nos pátios e nem deixem pneus na rua”, comentou.
Semanalmente os agentes visitam e monitoram estas armadilhas, uma a cada nove quarteirões, que consistem em pneus com água limpa, que atraem o mosquito Aedes Aegypti.
Estes pneus localizam-se em residências, estabelecimentos comerciais e postos de saúde. Os agentes de endemias também visitam, a cada 15 dias, os 145 pontos estratégicos na cidade procurando a larva do mosquito, como floriculturas, ferros-velhos, cemitérios, terrenos abandonados e borracharias. “Ano passado, coletamos 2.295 amostras e todas deram negativas. Em 2012, continuamos sem incidência do mosquito. A coleta de amostra da larva é feita diariamente e analisada no próprio município, no laboratório de entomologia da Vigilância Sanitária”, disse o secretário.
As vistorias nas casas são feitas de porta em porta, de acordo com o cronograma de visitas dos agentes de endemias nos bairros. Para o início do ano letivo, a Administração Municipal prepara material de prevenção da dengue para levar nas escolas da rede pública.
Nas unidades de saúde também serão distribuídas faixas de conscientização sobre prevenção da doença.
Fonte: PM de Sapucaia
06/02/12